2 em 1

Por Gabriel Redigolo,

 

Difícil comentar sobre um único post de blogs tão bons e provocativos quanto o Prof. Eric Messa nos deu como referência. Entretanto, entre os que mais me chamou a atenção foi  blogcitario.

Neste blog encontrei diversos posts e matérias que me prenderam mais a atenção do que os outros, isso vem talvez da minha origem dramática.

O blogcitário tem uma característica bem forte. Grande parte dos posts publicado nele tem um apelo emotivo, o qual me identifico muito.

O exercício deve ser feito pelo ponto de vista de um único post, mas realmente não consegui decidir entre quais colocar aqui. Por isso coloco dois.

Em primeiro lugar apresento um post maravilhosamente pensado. Uma ação proposta por uma instituição francesa, “go for zero”, que usa do emotivo e pessoal para intervir no combate de pessoas que dirigem acima da velocidade permitida. Eles usam o conceito de “visitando o seu próprio enterro”. Familiares e amigos ligam para essas pessoas com a desculpa de lhes convidar para algo, mas na verdade quando eles chegam no local, está acontecendo um funeral desta pessoa que lá chega. O parente ou amigo vai até o altar, declara os perigos de dirigir em alta velocidade, e porque ele sente saudade daquela pessoa. A maioria delas choram porque sabem do risco que correm dirigindo acima da velocidade.

Eu particularmente AMEI esta ação. Talvez pelo apelo emotivo ser uma das minhas características como publicitário. Vejo que nesse caso há diversas pessoas que se identificam com a campanha, e  se colocam no lugar daquela propaganda. Amo a comunicação por motivos como este. Alertar ao próximo, alertar a nós mesmos. Acho que além do dinheiro provido do business, é muito mais enriquecedor ver seu trabalho ajudando outras pessoas.

Assim, vem meu segundo post que também achei de muita poesia, diria que até um pouco erótica. A campanha se refere a prevenção do câncer de testículo. Uma agência espanhola, VCCP, teve uma ideia brilhante para ajudar a  Associação de Adolescentes e Jovens com Câncer a disseminar a importância de se auto examinar. A ação foi direta no público que queriam, onde de 10, 7  homens que estão neste site fazem sexo virtual. No vídeocase criado pela agência, uma mulher bonita, conhece diversos homens que estão alí excitados, e ao ganhar sua atenção, aparece com uma placa com a seguinte mensagem : “se você mostra suas partes íntimas para milhões de pessoas, por que você não mostra também para um médico? Detectar a tempo um câncer de testículo pode salvar sua vida. Está em suas mãos. Se notar algo estranho, mostre a um médico.”

Bom, posso continuar dizendo que a publicidade é bastante mercenária, mas pela vasta disseminação podemos mudar tanta coisa. Isso talvez me sirva um pouco como inspiração para ser um ótimo profissional, e levar a informação e conteúdo para o mundo. Bastante sonhador eu sei. Mas esta motivação me faz acreditar em um planeta melhor.

Escrevi este post com uma trilha sonora maravilhosamente boa.

Um pensamento sobre “2 em 1

  1. Gabriel, fiquei honrado em saber que o Blogcitário mexeu tanto com você e te motivou a escrever este post, que ficou bem bacana. Continue analisando os materiais do seu jeito que é o melhor caminho. Abraços!

Deixe um comentário